Painel Brigada Portinari, de 1986, alocado na BC-UFRPE
A Brigada Portinari foi um coletivo de artistas,
coordenado por Ivaldevan Calheiros, que integrou o Movimento Brigadista que fez
parte do cenário político-artístico de Pernambuco, na década de 1980. Esse
movimento foi inspirado nas artes muralista surgidas, inicialmente, no México e
depois usada no Chile, no início do século XX, que consistia na produção de
artes por jovens artistas em um contexto de divulgação política. Em Pernambuco,
as brigadas muralistas surgiram com o objetivo de divulgar as ideias dos novos
partidos políticos, criados a partir da Anistia concedida em 1979, e como forma
de driblar as restrições impostas à propaganda política da época.
No Brasil, os grupos murais também
tinham uma conotação política, poia vivia um processo de resistência contra a
ditadura e de luta pela democracia. Os anos de 1983 e 1984 foram marcados pelo
movimento civil de reivindicação por eleições diretas para presidente,
movimento conhecido como Diretas Já. Nesse período, os artistas se
uniram para realizar coletivamente ilustrações em muros e paredes de locais com
grande fluxo de pessoas. Para além do objetivo político, o movimento
buscava democratizar as artes, aproximar a arte da população, pintando cenas do
cotidiano da sociedade, rompendo assim, com uma visão de arte elitista,
restrita a galerias e museus. Dessa forma, os artistas também disseminavam
a cultura local e seus trabalhos.
O projeto Artes da
UFRPE identificou uma obra da Brigada Portinari, realizada
em 1986, localizada nas dependências da Biblioteca Central dessa Universidade.
A obra é composta por dois painéis, um primeiro de 1,90m de altura e 3,94m de
largura, e um segundo com 2,60m de altura e 2,75m de largura.
O prédio da Biblioteca Central da UFRPE
– BC/UFRPE é denominado Professor Mário Coelho de Andrade Lima. Ele foi
construído em 1976, ampliado em 1980 com a construção de um anexo, composto por
03 pavimentos, passando então a ocupar área física de 3026 m². O painel foi
criado, a convite da diretora do órgão da época, a Bibliotecária Maria Lúcia
Mendonça Melo, para ilustrar a entrada do auditório com cenas características
da Instituição, o cenário agrícola em face ao ambiente escolar e da
pesquisa.
Essa obra ficou esquecida, sendo
"redescoberta" em 2012, pela atual diretora da Biblioteca, Wellita
dos Santos e o setor de engenharia da Universidade, no momento da realização de
uma reforma. Na ocasição, a reforma foi interrompida e o projeto alterado para
salvar o painel. Devido ação do tempo, o painel apresenta alguns sinais de
deterioração. É possível observar na imagem abaixo uma região em que a
pintura foi apagada devido infiltração.
A importância da obra para a história
política e das artes de Pernambuco é facilmente percebida de um modo geral.
Contudo, há outro fator intríseco que precisa ser destacado, o valor emotivo e
identitário da obra para a Instituição. Funcionários e estudantes serviram de modelo para a
pintura, e utilizaram vassouras e baldes para simular enxadas e os demais
objetos retratados.
As informações apresentadas nesta publicação são resultado de pesquisas em livros e artigos, mas principalmente, de entrevista realizada com a diretora da Biblioteca Central, Wellita Bastos, com a Bibliotecária Conceição Martins e o servidor Luciano Francisco da Silva, que foi um dos funcionários que serviu de modelo para a pintura. Infelizmente o senhor Luciano faleceu algum tempo depois de compartilhar conosco informações tão preciosas. Confira o depoimento de pessoas da Biblioteca entrevistadas.
Esta arte expressa através da pintura
mural é extremamente importante pelos seguintes aspectos: pelo contexto
histórico e político local e nacional dos anos 80, época de sua criação; pelo
registro da memória agrícola de Pernambuco retratada a partir do canavia; por
estar impregnada dos sentimentos e emoções das pessoas presentes na cena, sejam
os servidores-modelos, sejam os servidores que acompanharam o processo e, ainda
pela homenagem à memória do servidor Luciano Francisco da Silva, que também
posou para a pintura; pela função de transmitir informação para o público
frequentador das atividades do auditório e por salvaguardar a memória
institucional e coletiva da BC-UFRPE.
Terminamos este texto agradecendo todas as pessoas que colaboraram com a pesquisa e com um agradecimento especial ao senhor Luciano (in memorian). Este desfecho nos tem motivado a continuar nossos trabalhos de pesquisa, como forma de resgatar e de preservar essa e outras memórias das artes da UFRPE. Se o leitor ficou curioso recomendamos saber mais no site do Projeto Artes da UFRPE e nas referências listadadas abaixo.
Referências
MARTINS, C.; LEITÃO, M. do R. de F. de. Prédio Reitoria da UFRPE: resgate histórico 1935-2009. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2009.
MELO, E. G. S; LIRA, R. P.; LARRÉ, J. M. G. R.; PATELLO, V. C. A.; IANINO, A. M. Primeiros Resultados do Projeto de Catalogação das Artes da UFRPE. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 2019, Campina Grande, Editora Realize, Anais [...] Campina Grande, Paraíba, Editora Realize, 2019.
PATELLO, V. C. A.; AMARAL, L. P.; MONTEIRO, J. A.; LIMA, F. B.; MELO, E. G. S. A Redescoberta do Patrimônio Artístico na Formação Sócio-Histórica Cultural de uma Instituição: o caso enigmático da Brigada Portinari da UFRPE. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 2019, Campina Grande, Editora Realize, Anais [...] Campina Grande, Paraíba, Editora Realize, 2019.
REMIGIO, E. S. S. As Brigadas Muralistas e as Campanhas de Arraes: arte e política na década de 1980. Recife: CEPE, 2017.
MARTINS, C.; LEITÃO, M. do R. de F. de. Prédio Reitoria da UFRPE: resgate histórico 1935-2009. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2009.
MELO, E. G. S; LIRA, R. P.; LARRÉ, J. M. G. R.; PATELLO, V. C. A.; IANINO, A. M. Primeiros Resultados do Projeto de Catalogação das Artes da UFRPE. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 2019, Campina Grande, Editora Realize, Anais [...] Campina Grande, Paraíba, Editora Realize, 2019.
PATELLO, V. C. A.; AMARAL, L. P.; MONTEIRO, J. A.; LIMA, F. B.; MELO, E. G. S. A Redescoberta do Patrimônio Artístico na Formação Sócio-Histórica Cultural de uma Instituição: o caso enigmático da Brigada Portinari da UFRPE. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE PESQUISA E ENSINO DE CIÊNCIAS - CONAPESC, 2019, Campina Grande, Editora Realize, Anais [...] Campina Grande, Paraíba, Editora Realize, 2019.
REMIGIO, E. S. S. As Brigadas Muralistas e as Campanhas de Arraes: arte e política na década de 1980. Recife: CEPE, 2017.
Comentários
Postar um comentário