Arte coletiva, com sucata e tema Dom Quixote: uma história peculiar de uma escultura

Dom Quixote de La Rural é o nome da escultura em sucata de 2,60 metros de altura, localizada em frente ao Departamento de Tecnologia Rural - DTR da UFRPE. Essa obra artística foi resultado de uma ação coletiva, em 2003, coordenada pela professora Simone Maria da Silva. 
A origem do Dom Quixote está relacionada com a preparação da disciplina "Uso Energético de Recursos Agroindustriais" ministrada pela professora Simone no curso de Engenharia Agrícola e Ambiental. Durante 12 meses, estudantes, professores do DTR, funcionários e pessoas da comunidade circunvizinha da UFRPE, como José Rodrigues Correia Filho e Lindamy Viegas coletaram peças em sucatas, como carro de mão, partes de motos, vigas de ferro etc.
A inauguração da obra aconteceu por meio do Sarau Dom Quixote de La Rural, com apresentação do Coral da UFRPE, exposições de obras artísticas em material reciclado, músicas e recitação de poesias. O local virou um local de convivência do Departamento.
Admirar Dom Quixote de La Rural nos faz refletir sobre a urgência platenária de adotarmos políticas e ações sustentáveis, que possam combinar o desenvolvimento tecnológico e industrial à soluções de preservação do meio ambiente. 
Além dessa obra, a professora Simone coordenou a produção de outras obras artísticas na Universidade, como o mural ao lado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Proexc. Mas, essa tem outra história que contaremos em outra matéria.


Referência:
SILVA, S. M. da. A Arte na Engenharia: o engenhoso Dom Quixote de La Rural. In: V Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades Portuguesas. Guiné-Bissau, 2019.

Saiba mais sobre o projeto Artes da UFRPE nos canais abaixo:
ww5.ead.ufrpe.br/artesufrpe/
https://artesufrpe.blogspot.com/
https://www.instagram.com/artesdaufrpe/







Comentários